O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Tecido Adiposo, em detalhe.
Células Tronco isoladas do tecido adiposo.
Cultivo In Vitro de Células Tronco (4º. Dia)
Cultivo In Vitro de Células Tronco (10º. Dia)
Material enviado para aplicação das células tronco.

Células Tronco

A utilização de células-tronco ( stem cell ) em processo de regeneração tecidual é possível visto que estas células possuem a característica de serem indiferenciadas ( totipotentes ). Ou seja, quando estimuladas são capazes de se diferenciar e se especializar em qualquer tecido do organismo animal, além de servir como agente indutor e sinalizador do próprio organismo nos processos de regeneração tecidual.

Até a década passada, acreditava-se que estas células eram encontradas apenas em embriões, nos estados iniciais do seu desenvolvimento. No entanto, com o desenvolvimento científico nesta área, foi visto que as células-tronco estão presentes também em tecidos de fetos e indivíduos adultos, como o cordão umbilical, a medula óssea e o tecido adiposo, o que permite o tratamento com células tronco autólogas em indivíduos adultos.

Assim, devido à facilidade de acesso a estas células no tecido adiposo de indivíduos adultos e aos benefícios observados na terapêutica veterinária, a utilização de células-tronco com o intuito de auxiliar a regeneração de tecidos lesionados é extremamente vantajosa.

A BIO, pioneira na América Latina no uso de células tronco para tratamento de lesões do aparelho locomotor de eqüinos, estabeleceu e implementou em seu laboratório a rotina de separação e cultivo de células tronco oriundas do tecido adiposo de eqüinos. Neste ano de 2005, já foram feitos mais de 90 tratamentos de tendões, ligamentos e fraturas ósseas de eqüinos, com resultados extremamente positivos.

A BIO dispõe de um Banco de Células Tronco de animais para uso autólogo. Assim, é possível armazenar as células tronco de seu animal para uso no futuro, quando necessário.

Vantagens
O uso de células tronco tem vantagens na qualidade da recuperação da lesão e nos custos. A recuperação acontece por regeneração dos tecidos lesionados, agilizando a recuperação e evitando a formação de pontos de cicatrização. A indesejável formação de fibrose (cicatrização) no tecido lesionado acarreta a perda da função tecidual, e possíveis recidivas.

Os custos são altamente acessíveis, sendo, em vários casos, a escolha deste tratamento mais barata que as técnicas convencionais.

Faça o download do manual prático de coleta de tecido adiposo para obtenção de células tronco:
procedimento coleta tec adiposo (PDF - 510 kb)


Brasília-DF  - SMPW Qd. 05 conj. 05 lote 01 casa C - Cep: 71.735-505 - Tel: 61 3382 7407
Belém-PA - Condomínio Greenville I - Rod. Augusto Montenegro quadra 14 - lotes 7/8 - Cep: 66.035-100 - Tel: 91 3268 0119
Maringá-PR - Fazenda Cesumar - Estrada Morangueira - lote 31/35- Cep: 87050390 - Tel: 44 3031-6301